o esquilo-vermelho


Foto de Pui Hang

O esquilo-vermelho ou esquilo-vermelho-eurasiático (Sciurus vulgaris) é uma espécie de esquilo pertencente ao género Sciurus. É um roedor omnívoro que habita árvores, sendo muito comum por toda a Eurásia. Em Portugal, o esquilo-vermelho desapareceu no século XVI, mas nos anos 1990 populações vindos da Espanha voltaram a colonizar o norte do país.1 Na Grã-Bretanha e Irlanda os seus números têm decrescido, em parte devido à introdução do esquilo-cinzento americano (Sciurus carolinensis)2 e também devido à baixa manutenção do seu habitat. O esquilo-cinzento foi também introduzido no norte da Itália, e há o risco de que também nessa região ocorra a competição com a espécie nativa européia.

O esquilo-vermelho habita a floresta conífera, encontrando-se também em florestas temperadas caducifólias. Nidifica na axila de ramos de coníferas formando ninhos em forma de cúpula com cerca de 25 a 30 cm de diâmetro, forrado com musgo, folhas, ervas e casca de árvore. Também utilizam cavidades em árvores e ninhos de cuco para nidificar. É um animal solitário, tímido e relutante em partilhar comida. No entanto, fora da estação de acasalamento, e especialmente no Inverno, diversos esquilos-vermelhos podem partilhar um ninho para se manterem quentes.


Foto de Pui Hang

Eu acho o esquilo um animal realmente fofo. Imagine só, ter um de estimação em casa? Acho o esquilo-vermelho ainda mais bonito, por conta de sua pelagem alaranjada/avermelhada. E são dois animais "vermelhos" consecutivos no S. A Pose. Podes clicar aqui para assistir a um vídeo em português de Portugal falando sobre ele, mas dá pra entender. Para encontrar mais imagens dele, clique aqui e finalizando um vídeo fofíssimo do esquilo-vermelho: clique aqui.

Fonte: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário